Você sabe qual a importância da vistoria na compra de um imóvel?

Você sabe qual a importância da vistoria na compra de um imóvel?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Importância da Vistoria na Compra de um Imóvel!

A vistoria, nada mais é que o ato de verificar a condição de um imóvel, se atentando a todos os detalhes como, por exemplo, a estrutura e o acabamento, a fim de afirmar se o local possui condições de ser habitado ou não.

Essa é uma etapa fundamental, especialmente em contratos de locação de imóveis, uma vez que confere segurança tanto para o locatário como para o locador.

Por meio da vistoria, o proprietário do imóvel se certifica de que o mesmo foi entregue em bom estado para o cliente, formalizando assim um acordo pelo qual o imóvel deve ser devolvido nas mesmas condições, evitando inúmeros problemas que possam vir a surgir entre cliente, proprietário e corretora.

No caso da compra de um imóvel, a vistoria, ou inspeção, também deve ser realizada da mesma forma, e antes da entrega das chaves, a fim de também evitar reclamações e problemas com a construtora.

Para que a inspeção seja realizada com qualidade, devem ser observados alguns pontos.

  • Revestimentos da parede, piso e rejuntes

São os primeiros itens a se observar, se atentando à presença de rachaduras, ou até mesmo se faltam peças de azulejos nas paredes. No caso dos pisos e rejuntes, a atenção deve ser voltada, principalmente, à presença de mofos, manchas e imperfeições.

  • Pintura externa e interna

Assim como os revestimentos, a pintura deve estar sem manchas ou presença de mofos. Passar a mão levemente nas paredes também permite saber se as mesmas estão planas, ou se há problemas como estufamento da pintura.

  • Fachada

É importante verificar a condição do imóvel num todo, se atentando á qualidade das janelas e portas, procurando danos e verificando se as mesmas abrem e fecham corretamente. O mesmo vale para as fechaduras e maçanetas, que devem abrir e fechar sem esforço.

  • Hidráulica e elétrica

Durante a inspeção é essencial verificar a condição dos sistemas hidráulico e elétrico, observando-se o funcionamento da descarga e das torneiras, se atentando a possíveis gotejamentos e/ou entupimentos, bem como observar se a fiação do chuveiro e demais partes da casa está em boas condições. Vale lembrar que toda a inspeção deve ser realizada por um especialista, pois apenas o profissional poderá emitir um laudo válido para as negociações.

Na Ecco Braz nos preocupamos com cada detalhe ao entregá-los aos nossos clientes. Clique aqui e conheça os nossos empreendimentos disponíveis!