O que é a taxa de condomínio e como ela é calculada?

O que é a taxa de condomínio e como ela é calculada?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Para esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter em relação a como é calculado o valor do seu condomínio, nós da Ecco Braz separamos essa publicação.

A taxa de condomínio é uma cobrança mensal aplicada a todos os moradores que tem como objetivo quitar todas as despesas relacionadas à conservação e manutenção do condomínio, garantindo desta forma o funcionamento pleno do mesmo.

Trata-se, portanto, de uma taxa cujo pagamento é obrigatório por parte de todos os moradores, já que neste cálculo está presente o número de imóveis total do condomínio e que pode ocasionar uma série de penalidades distintas caso não haja o cumprimento do pagamento da mesma como, por exemplo, uma cobrança judicial.

Em condomínios com alto índice de inadimplência, a saúde financeira do mesmo se torna desequilibrada e prejudica os moradores que estão pagando a sua taxa corretamente, já que esse valor passa a ser cobrado para as demais unidades.

Mas, o foco aqui é saber como é determinado o valor da taxa de condomínio. O cálculo consiste na soma de todas as despesas do condomínio, tais como conta de água, energia consumida pelas áreas comuns, pagamento dos funcionários e IPTU, conta de luz, aquisição de materiais para limpeza, salário do síndico, caso o mesmo receba uma remuneração para desempenhar a função, fundo de reserva para cobrir despesas e custos da administração terceirizada.

É possível que, caso o condomínio esteja com uma saúde financeira prejudicada, seja necessário realizar assembleias na qual serão discutidos reajustes para que os compromissos sejam cumpridos.

Caso você resida em um condomínio e ainda tenha dúvidas sobre o tema, entre em contato com a administração que cuida do seu condomínio. Caso contrário, a Ecco Braz está à disposição para ajudá-lo.