SAIBA TUDO SOBRE IPTU

SAIBA TUDO SOBRE IPTU

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Se preparando para comprar um imóvel e está com dúvida sobre o IPTU? Então, a hora chegou de saber tudo sobre este imposto!

Nem tudo é flores no ano novo. Existem alguns impostos que precisamos a pagar a cada novo começo de novo, como o IPTU.

Se você está se preparando para ser proprietário de algum imóvel, então é importante tirar todas as suas dúvidas sobre esse imposto anual. Quanto mais informado você estiver, menos erros vai cometer, como perder o prazo do pagamento, por exemplo.

Mas afinal, o que é IPTU? Quanto custa? Como pagá-lo? Aposto que você já se fez, pelo menos, uma dessas perguntas.

Por isso, reunimos neste artigo as principais perguntas sobre IPTU, para não restar nenhuma dúvida no final e você nunca mais ficar perdido sobre o assunto.

O que é IPTU?

IPTU significa Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ou Imposto Predial e Territorial Urbano. Este imposto é cobrado tanto de pessoa jurídica como física que possui algum tipo de imóvel, podendo ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada.

Ele é cobrado pelas prefeituras, sendo assim cada uma delas escolhe o método de pagamento e afins. O valor do imposto varia conforme a avaliação do imóvel.

Quanto custa o IPTU?

Como dito no tópico anterior o valor vai variar de acordo com a cidade e a situação do imóvel.

O IPTU pode ser pago à vista ou parcelado. Se você escolher parcelar fique atento às datas finais de pagamento de cada parcela. Essas datas podem ser diferentes dependendo do município que você mora.

Também é possível obter desconto, caso você pague o valor total até a data estabelecida para pagamento do imposto em uma única parcela. Caso não respeite este prazo, não terá direito ao desconto.

O valor do desconto também varia de estado para estado.

Quem paga o IPTU? Proprietário ou locatário?

O proprietário do imóvel é o responsável pelo pagamento do imposto. É em seu nome que será enviado o boleto de pagamento do imposto e, se houver atraso, a multa com a prefeitura é feita no seu nome.

Porém, o locatário pode fazer o pagamento do IPTU para o proprietário, caso isto esteja previsto no contrato de aluguel.

Onde consultar o valor do IPTU?

Você pode consultar o valor do IPTU no site da prefeitura ou Secretaria da Fazenda de sua cidade. Clique aqui para acessar o site da prefeitura de Mauá.

Onde e como pagar o IPTU?

Primeiramente, você precisa saber qual valor pagará e ter em mãos os documentos de seu imóvel.

Você deve pagar em algum banco. Praticamente todos os bancos aceitam pagamentos de impostos, como o IPTU. Os mais comuns são Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.

Também é possível realizar o pagamento online através do internet banking ou terminais de autoatendimento.

Se você não conseguir pagar online, então pegue as guias de pagamento e digite o código de barra no site/aplicativo. Imprima a guia e pague em alguma central de atendimento.

Para aqueles que sempre pagam as contas em dia, então temos uma boa notícia: pagar o IPTU no dia certo te garante desconto. Como já expliquei em tópicos anteriores, o valor do desconto depende de cada município.

Como é feito o cálculo do valor do IPTU?

As prefeituras utilizam o valor venal da propriedade para calcular o IPTU. Este valor venal é o preço estabelecido pela prefeitura. Ele é diferente do valor de mercado, que é o preço do imóvel para compra ou venda.

Alguns fatores podem influenciar o valor venal do imóvel, como o tamanho do terreno, a localização, a área construída e o tipo de acabamento.

A base de cálculo usa essas informações para depois multiplicar o valor venal pela alíquota que cada município estabelece para o IPTU.

Parcelamento do IPTU por município

Inclusive, é possível parcelar o valor, mas as regras também variam de acordo com cada município.

Como pagar o IPTU atrasado?

Para aqueles que não vão conseguir pagar o IPTU em dia, é possível pagá-lo depois. Mas como? Através do site da prefeitura ou Secretaria da Fazenda da sua cidade é possível consultar os débitos em atrasos relativos a impostos, como o IPTU.

Você pode emitir segunda via do pagamento, calcular o valor do IPTU que falta a ser pago e outros assuntos relacionados.

Geralmente, caso você atrase o seu IPTU, então a multa será de 0,3% por dia, com juros de 1% ao mês desde o mês do vencimento.

Mas é importante você sempre pagar na data certa para não acumular dívidas e perder a sua casa. Sim, você pode perder o seu imóvel caso não pague o IPTU. A prefeitura pode entrar com uma ação judicial, e você também não poderá vender o imóvel.

Conclusão

Todo começo de ano precisamos pagar alguns impostos, como IPTU e IPVA. A vida adulta chega para todos. E por mais que você ache um pouco complicado entender como funciona o IPTU, é importante você manter suas contas em dia para depois não sofrer graves consequências.

Se atente as notícias que saem na sua cidade e sempre olhe o site da prefeitura ou Secretaria da Fazenda para mais atualizações a respeito de preços, parcelamentos e descontos.

Ademais, espero que nosso artigo tenha te ajudado a tirar todas as suas dúvidas, e se ainda restou alguma, basta deixar um comentário perguntando que teremos o prazer de responder.