Parcelas atrasadas de financiamento imobiliário: o que fazer?

Parcelas atrasadas de financiamento imobiliário: o que fazer?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Parcelas atrasadas de financiamento imobiliário: o que fazer?

A compra do imóvel próprio pode representar a concretização de um sonho, mas é importante saber que um financiamento deste tipo requer muita análise e pode afetar boa parte da renda de uma família por um grande espaço de tempo.

Ao longo do caminho, algumas complicações podem ocorrer e, consequentemente, resultar no atraso de parcelas do financiamento imobiliário. Em casos mais graves, o proprietário corre o risco de perder o bem. Mas calma, ainda existem algumas saídas.

As regras do financiamento imobiliário definem que três parcelas em atraso são o limite que um banco aceita. Só que, na prática, as instituições financeiras costumam ser bem mais tolerantes e grande parte delas estão abertas à negociação da dívida.

Lembre-se: tudo pode ser negociado!

Neste momento, é importante que o comprador leia atentamente o contrato para estar a par do que deve negociar. É possível encontrar brechas que possam ser usadas ao seu favor.

Outra opção é a utilização do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para quitar as parcelas em atraso. Você pode usá-lo para pagar 80% de até 12 parcelas do financiamento, mas fique atento, apenas três delas podem estar atrasadas.

Se a situação atingir um estágio mais problemático, uma alternativa – extrema, mas eficiente – pode ser vender o imóvel. No entanto, isso não impede que ela seja lucrativa a partir do momento que é possível alcançar um valor maior que o que foi investido.

Por isso, não deixe que o seu sonho se torne um pesadelo. Mantenha uma reserva de emergência, corte despesas e faça um planejamento estruturado para poder desfrutar tudo que seu novo imóvel possa oferecer sem preocupações! 


Quer realizar o sonho do imóvel próprio em um condomínio localizado em um dos melhores bairros de Mauá? Conheça o Edifício Maiorca e aproveite as opções facilitadas de pagamento!