O Melhor Momento do Mercado Imobiliário é Agora!

O Melhor Momento do Mercado Imobiliário é Agora!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Dados levantados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), mostram que o segundo semestre de 2021 bateu novos recordes históricos de vendas e lançamentos imobiliários, e que o mercado tem tudo para continuar crescendo.

O principal motivo para tal avanço, se dá principalmente pela baixa histórica da Selic, que empurrou valores e taxas de juros para baixo, permitindo que um número maior de pessoas tivesse acesso à casa própria. E é justamente isso que tem preocupado muitos possíveis compradores.

Como a Selic está voltando a subir, muitas pessoas têm se questionado se o momento ainda é bom para adquirir um novo imóvel, uma vez que os valores e juros também estão em crescente, e por isso dados como os divulgados pela Abrainc se fazem tão importantes para tranquilizar esse público.

O segundo trimestre de 2021 foi responsável por uma alta de 84,8% na quantidade de lançamentos de imóveis novos, em comparação ao mesmo período de 2020 (quando se analisa todo o primeiro semestre, os números chegam a 61,7%, com mais de 60 mil novos imóveis lançados somente nesses seis meses). Além disso, o volume de vendas também foi aproximadamente 30% maior no período analisado, representando o melhor rendimento do mercado desde 2014 (quando se iniciou o levantamento de tais dados).

Outro fator importante são as habitações populares, pois estas representam cerca de 75% do volume de novos lançamentos, e mais de 80% dos imóveis comercializados no período.

Tais dados revelam que, ainda que os as taxas de juros e financiamento subam, o mercado permanece aquecido, com oportunidades excelentes para futuros compradores de curto e médio prazo.

Além disso, vale lembrar que o Programa Casa Verde e Amarela (que representa, com suas habitações populares, grande parte do volume de vendas), não sofre influencia da variação da Selic, mantendo juros fixos a depender da faixa de renda do comprador. O programa também recebeu um ajuste no teto de valor das habitações, garantindo que estas se enquadrem na nova realidade do mercado. Tudo isso demonstra que o momento é perfeito para adquirir seu novo imóvel, sem medo ou insegurança!