Entenda os motivos que fazem com que comprar um imóvel seja melhor do que alugar no cenário atual!

Entenda os motivos que fazem com que comprar um imóvel seja melhor do que alugar no cenário atual!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comprar ou alugar: eis a questão!

No passado, era comum conhecer pessoas que preferiam investir seu dinheiro e viver no aluguel, ao invés de que adquirir um novo imóvel.

Isso acontecia, pois o rendimento do dinheiro no banco, a famosa renda fixa, trazia um retorno com o qual era possível pagar o aluguel e ainda obter algum lucro. Tornando muito mais vantajosa essa forma de investimento frente a compra de um imóvel.

No entanto, atualmente a situação mudou!

Devido às quedas nas taxas de juros, não apenas a renda fixa deixou de ser rentável o suficiente para investir em um aluguel, como também os financiamentos imobiliários foram facilitados, fazendo com que a aquisição de um novo imóvel seja muito mais segura.

A Selic em baixa tornou possível para muitas pessoas a realização da compra do seu primeiro imóvel, pois as parcelas de um financiamento se tornaram menores e mais fáceis de pagar do que a de um aluguel, por exemplo.

Além disso, o cenário vivido atualmente, principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus, mudou completamente a perspectiva dos negócios. Isso porque, não se sabe ao certo quando tudo voltará ao normal, existindo ainda muitas incertezas, como em relação a própria manutenção dos empregos.

Em contrapartida, a pandemia trouxe também uma grande valorização dos imóveis. Isso porque, cada vez mais, tem se tornado importante possuir a casa própria, já que os trabalhos foram levados até elas e a rotina se tornou muito mais caseira.

Tais fatores, somados ao grande déficit habitacional, fazem com que a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) estime um aumento ainda maior no número de imóveis financiados.

Vale ressaltar que a decisão entre alugar ou comprar um imóvel é pessoal, e depende de muitos fatores como a renda familiar e os gastos mensais. Mas no cenário atual, investir em renda fixa e morar de aluguel não é uma alternativa rentável. E mesmo com os juros voltando a subir, os especialistas afirmam que o momento é ideal para a aquisição de um novo imóvel.

Quer adquirir o seu imóvel dos sonhos com o apoio de uma empresa que entende tudo sobre o assunto? Entre em contato conosco e encontre seu novo lar!