É melhor comprar ou alugar um imóvel comercial?

É melhor comprar ou alugar um imóvel comercial?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A dúvida entre alugar ou comprar um imóvel não é de exclusividade das famílias. Muitos empreendedores, ao começarem um negócio próprio, também costumam refletir se o ideal é apostar no aluguel ou na compra de uma sala comercial.

O aluguel pode ser uma boa opção quando a empresa é nova e ainda não possui uma base de clientes estabelecida ou quando há planos de mudança em curto prazo. Porém, vale lembrar que a locação não traz retorno para o inquilino.

Uma grande vantagem da compra é poder investir no imóvel para adaptá-lo de acordo com as particularidades do negócio sem riscos de, ao terminar o contrato de locação, ter que devolvê-lo e perder todo o dinheiro gasto.

Ao adquirir uma sala comercial diminuem-se as despesas operacionais, por não ser necessário pagar aluguel, geralmente mais caro do que os de imóveis residenciais. Essa diferença no valor do aluguel se dá por conta de diversos fatores: a quantidade de elevadores e a área comum são maiores, o terreno é mais caro devido à localização e o investimento em fachada é mais alto. Para ele, a compra é a melhor opção, pois o imóvel fará parte do patrimônio do profissional e é um excelente investimento.

Comprar a sala comercial também será a alternativa mais indicada quando a localização exercer um papel fundamental para o negócio, contribuindo de alguma forma com o aumento nas vendas por conta do maior fluxo de pessoas ou da facilidade de acesso, garantindo a redução dos custos pela proximidade com fornecedores-chave ou quando tiver potencial para atrair novos funcionários.

Vantagens da compra

  • O ponto perfeito: para alguns tipos de negócio, especialmente de comércio e serviço, localização é tudo. Caso seu ponto seja num local privilegiado (a esquina onde todo mundo passa), você não vai arriscar perder essa vantagem competitiva simplesmente porque o proprietário deu na veneta. Se o local for seu, não haverá essa preocupação.
  • Valorização: Está num momento de baixa no valor dos imóveis, em uma região que está crescendo, é o tipo de ocasião onde vale considerar seriamente a compra. É muito provável que esse imóvel (e seu negócio) se valorize com o passar do tempo.
  • O zelo do dono: Não é raro ver empresários reclamando da falta de limpeza, manutenção e segurança nos espaços que alugam. Isso porque dependem da boa vontade do proprietário para tomar certas medidas. Se o espaço for seu, você tem carta branca.
  • Mudanças caras: Caso seu negócio use equipamentos especializados, maquinários ou instalações difíceis e caras de mover, ter a propriedade do imóvel também é interessante. Outra coisa, imagina que você tenha feito várias adaptações no imóvel e precise desfazê-las pois o proprietário não quis mais renovar o aluguel.