Antes ou depois do casamento: qual o melhor momento para comprar um imóvel?

Antes ou depois do casamento: qual o melhor momento para comprar um imóvel?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ao começar uma nova vida ao lado de alguém existem muitas decisões a serem tomadas em conjunto, e uma das mais importantes é: onde morar?

Ter uma casa para viver os momentos em casal, e também para receber a família e amigos, é essencial. Independentemente se o imóvel será adquirido antes ou depois do casamento é necessário um bom planejamento financeiro por parte do casal, principalmente porque existem muitos gastos nesse momento da vida. Portanto é importante estar atento a quanto da renda mensal poderá ser comprometida com o imóvel.

Mas, depois de ter sido feito um planejamento, qual a melhor hora de comprar o imóvel: antes ou depois do casamento?
Não existe uma resposta 100 % correta, pois isso varia de acordo com a situação de cada casal. Separamos então algumas dicas para que você e sua alma gêmea possam entender em qual situação se encaixam melhor.

Comprar o imóvel antes do casamento

Para quem está com o casamento marcado para daqui 1 ou 2 anos, existe mais tempo para procurar o imóvel com cuidado e atenção, tendo-se a possibilidade de adquirir um imóvel na planta, o que torna os custos menores. O ideal é que o local esteja finalizado em aproximadamente 6 meses antes do grande dia, pois assim, mesmo que ocorra algum atraso, não ocasionará problemas nas semanas que antecedem o casamento e permitirá que a mudança seja feita com antecedência. No entanto, comprar um imóvel finalizado também é uma boa opção, pois ao adquiri-lo antes do casamento, há tempo hábil para decorá-lo de acordo com o seu próprio gosto.

Comprar o imóvel depois do casamento

Caso o tempo até o casamento seja curto, ou se deseja fazer um melhor planejamento, pode-se deixar para comprar o imóvel depois. Assim o casal pode pensar em uma coisa de cada vez e evitar comprar algo às pressas e acabar tendo dores de cabeça.

Um maior planejamento para a compra do imóvel permite que o casal economize uma quantia de dinheiro para a entrada e reduzir as parcelas e os juros do financiamento.

Se o casal optar por alugar um imóvel até adquirir o seu próprio, deve se atentar ao fato de que é necessário um bom controle de gastos para cuidar das despesas mensais, do aluguel e guardar algum dinheiro para o imóvel.