A Taxa Selic aumentou! Devo comprar o meu imóvel agora?

A Taxa Selic aumentou! Devo comprar o meu imóvel agora?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Pois seis anos, a Taxa Selic permaneceu em baixa, mas no último mês ela voltou a subir e essa mudança de cenário preocupou diversas pessoas. A taxa estava intacta no seu valor mais baixo da história de 2% ao ano desde agosto de 2020, mas o Copom quebrou o ciclo e fez o ajuste para 2,75% a.a.

Isso pode influenciar a vida de milhares de pessoas que buscam comprar a casa nova, pois a Selic serve como referência dos juros para parte dos investimentos de renda fixa e para algumas operações de crédito, como o financiamento.

Em 2020, por exemplo, o Brasil apresentou um crescimento de 26% no número de vendas de imóveis novos em relação ao volume registrado no ano anterior. Isso esteve alinhado ao aumento de 1,1% no número de lançamentos.

Mas, e agora? Devo comprar logo o meu imóvel? Devo esperar a Selic entrar em baixa novamente?

Calma! Em momentos como esse, muitas dúvidas surgem na cabeça do consumidor e alguns podem se precipitar ao achar que o momento para fechar negócios passou.

Especialistas apontam que o recente aumento da Selic não deve provocar grande impacto na demanda, uma vez que o mercado imobiliário não explodiu nos últimos anos devido aos baixos níveis da Selic.

A tendência é que os impactos desse aumento não sejam tão significativos a curto prazo, pois o mercado imobiliário é ditado por juros de longo prazo, já elevados. Além disso, os fatores que levaram o Copom a aumentar a Selic não afetam os ativos imobiliários diretamente.

Os setores que devem ser afetados diretamente são o de alimentos, combustíveis e dólar, além do cenário político conturbado e a economia enfraquecida.

É possível afirmar que o peso desse aumento ainda não será sentido de maneira significativa no setor de imóveis. Por isso, é muito importante que você se organize para comprar seu empreendimento no momento correto, sem precisar se preocupar com o aumento dos juros para investimentos ou financiamento.

Aproveite este momento e, se você não quer pagar mais caro em breve, chegou a hora de comprar o seu apartamento!

Venha conversar com os nossos corretores! Preencha o formulário abaixo, feche o seu negócio e se torne o mais novo morador do Residencial Maiorca!

Clique no botão abaixo para fazer o download do e-book: